Os chineses que cresceram assistindo a animações como “Sailor Moon” e "Doraemon" agora passam os dias conversando com garçonetes que os chamam de “meu senhor”.
Garçonetes fantasiadas de criadas, com saias fru-fru e que tratam o cliente como se ele fosse um lorde inglês, são a nova moda na China. Um restaurante do tipo “cosplay” (como é denominada a mania de se vestir como personagens de mangas e animes) na cidade de Yagzhou, no leste da China, é o mais novo estabelecimento a importar a febre dos “maid cafes” japoneses. O negócio está crescendo muito rapidamente graças à internet e redes sociais, que espalham a novidade e atraem clientes de todo tipo – abrindo a possibilidade de estabelecer redes de franquias pelo país.
Os restaurantes “temáticos” estão atraindo uma clientela bem mista, que inclui fãs de animes e também aqueles que buscam novidades trazidas pelo crescimento econômico. O mais bem sucedido até agora é o Astsidjmoy Maid em Kunming, no sudeste da China. Sua clientela é predominantemente masculina, mas há quem leve a namorada. “Eu ouvi falar deste lugar pela internet e resolvi trazer minha namorada”, disse o estudante Han Peng ao “China Daily”.
Garçonetes fantasiadas de criadas, com saias fru-fru e que tratam o cliente como se ele fosse um lorde inglês, são a nova moda na China. Um restaurante do tipo “cosplay” (como é denominada a mania de se vestir como personagens de mangas e animes) na cidade de Yagzhou, no leste da China, é o mais novo estabelecimento a importar a febre dos “maid cafes” japoneses. O negócio está crescendo muito rapidamente graças à internet e redes sociais, que espalham a novidade e atraem clientes de todo tipo – abrindo a possibilidade de estabelecer redes de franquias pelo país.
Os restaurantes “temáticos” estão atraindo uma clientela bem mista, que inclui fãs de animes e também aqueles que buscam novidades trazidas pelo crescimento econômico. O mais bem sucedido até agora é o Astsidjmoy Maid em Kunming, no sudeste da China. Sua clientela é predominantemente masculina, mas há quem leve a namorada. “Eu ouvi falar deste lugar pela internet e resolvi trazer minha namorada”, disse o estudante Han Peng ao “China Daily”.
Na cidade de Kunming, o restaurante cosplay ficou conhecido graças a comentários na internet
O fenômeno dos “maid cafes” teve início em Tóquio no final dos anos 1990. A ideia de ter atendentes vestidas como criadas francesas em uma decoração clássica europeia logo deu lugar a ambientes mais modernos, com sistemas de internet wireless. Nesses estabelecimentos, muitos clientes se tornam frequentadores assíduos pela possibilidade de conversar com as garçonetes, que os chamam de “meu senhor”. "Alguns dos clientes adoram a sensação de se sentirem respeitados e servidos como se fossem nobres chineses”, disse Tian Chenghua, professor de pesquisa psiquiátrica do hospital da Universidade de Pequim. Para ele, esses restaurantes estão ganhando mais notoriedade agora porque mais chineses com dinheiro estão dispostos a testar novidades – criando oportunidades para a abertura de negócios para atender a nichos de mercado.
Os primeiros restaurantes “cosplay” surgiram em Xangai e Pequim, trazidos por empresários que haviam conhecido o modelo japonês. Agora estão sendo introduzidos em cidades menos cosmopolitas, como Kunming e Wuhan.Para as jovens chinesas, é uma experiência e tanto para o currículo. A maioria tem menos de 25 anos e cresceu assistindo animações japonesas, como “Doraemon” e “Sailor Moon” e lendo mangas. “Eu me sinto como uma criança quando uso este uniforme”, contou Mei Rui, uma das 15 "criadas" no Astsidjmoy Maid Restaurant ao “China Daily”. Ela e suas colegas passam os dias jogando cartas e batendo papo com os clientes, digo, “senhores”.
Fonte: Epocannegocios.globo.com.br
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